quarta-feira, 7 de maio de 2014

Proteja-se contra spams e vírus do Facebook


Se você é usuário do Facebook, certamente já viu, ou já viveu a experiência de ser marcado em uma publicação suspeita. 

A rede de relacionamento de Mark Zuckerberg vem sofrendo com o aumento na ocorrência de vírus. Agora, além de marcar os amigos em postagens, o usuário que tem o seu login infectado passa a enviar spams para todos os contatos que possui na rede. 

Segundo especialistas, os ataques podem ser ocasionados por dois malwares: Cavalo de Troia que infectam o Windows e roubam as senhas, ou navegadores e add-ons comprometidos. Além desses, ataques de "phishing" também podem causar esse problema.

Phishing é um tipo de ataque que consiste no envio de mensagem, por e-mail ou qualquer outra forma de contato, para o usuário com algum link ou anexo malicioso, com o intuito de roubar dados pessoais e sigilosos da vítima.
A dica é manter o software antivírus atualizado para detectar ameaças. Além de não confiar em navegadores e add-ons/plugins sem fazer uma pesquisa sobre sua reputação.

E se você for exposto a um ataque, o que fazer?
A dica é não entrar em pânico. Evite clicar em links suspeitos, mas se isso acontecer, feche a aba do navegador imediatamente para evitar que o vírus efetivamente infecte sua conta.

Trocar a senha do Facebook e denunciar os posts dos amigos que parecem infectados também ajudam a amenizar o problema. Para este segundo caso, a própria rede social poderá verificar o que acontece na conta da vítima por meio das reclamações recebidas pelos demais membros que fazem parte da sua rede.

Informações: http://idgnow.com.br/

Pesquisar neste blog