segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dicas para garantir sua segurança digital

A segurança é fundamental sempre, mas você sabe como se manter protegido nas redes sociais?


Segundo estudo realizado pela empresa especializada E.Life, em 2013 quase 100% dos internautas brasileiros utilizaram as plataformas sociais para trocar informações, compartilhar e se comunicar com novos e antigos amigos.

A rede mais acessada, é o Facebook, utilizada por 81% do entrevistados. Enquanto o Google+ foi a rede que mais cresceu no número de cadastros, com aumento de 15%.

Cada vez mais conectados e com informações pessoais expostas, é preciso adotar medidas de segurança
para garantir a privacidade online e evitar o roubo de dados por cibercriminosos.

Confira abaixo dicas que podem ajudar você a navegar e aproveitar as redes sociais com tranquilidade.
- Cuidado com o excesso de informações
Algumas informações você nunca deve compartilhar: data de nascimento, endereço residencial, número de telefone pessoal e Estado onde nasceu. Cibercriminosos podem estar de olho no seu perfil e utilizar essas informações para cometer crimes digitais.

- Personalize as opções de privacidade
Personalize seu perfil nas configurações de privacidade, descubra suas opções para limitar e escolher quem poderá ver suas atualizações e informações pessoais.

- Limite detalhes do seu histórico de trabalho no LinkedIn
Não deixe seu currículo exposto para todo mundo ver, isso facilitaria o trabalho de cibercriminosos. Limite os detalhes do seu histórico de trabalho e em outros sites do gênero. Você também pode expandir detalhes enquanto procura emprego e recolhê-los depois de ser contratado.

- Verifique a confiabilidade dos links
A internet está cheia de links com sites maliciosos, antes de clicar e fornecer informações, verifique se as páginas são realmente verdadeiras.

- Pesquise seu nome no Google
Verifique o modo como as pessoas estão visualizando suas informações em sites de relacionamento, através de uma pesquisa no Google. Se necessários altere suas configurações de privacidade e mude seus hábitos. Realizar esta pequisa uma vez por mês pode ajudar a se manter protegido.


Com informações de IDgNow!
Autor: Mitchell Ashley, editor da NetworkWorld, de Framingham.










Pesquisar neste blog