segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ransomware: o vírus que sequestra seu computador


Você já sabe que o mundo virtual está cheio de ameaças, porém existe um tipo de malware que está aumentado e incomodando muitos usuários em todo o mundo. O ransomware é um tipo de vírus que infecta, sequestra sua máquina e cobra um resgate para liberá-la para o uso.

Os cibercrimininosos normalmente exibem uma imagem, logo após instalar o vírus, informando que o computador foi utilizado de forma indevida e por isso foi bloqueado. Esses avisos falsos podem mencionar investigações do FBI, como forma de fazer o usuário pensar que se trata de um ataque legítimo e que ele deve realmente pagar para liberar o uso da máquina.

Os valores exigidos para liberar o computador costumam ser bem altos e não há garantia alguma que depois de feito o pagamento seu computador estará livre novamente.

Ainda que a maioria dos antivírus consiga detectar essas ameaças, os ataques com ransomware são um desafio constante para as empresas de segurança.

Por isso, é necessário manter boas práticas na internet, cuidando para não instalar softwares de procedência duvidosa, abrir e-mails suspeitos ou clicar em publicações suspeitas.

Lembre-se também de sempre manter um backup atualizado, pois se um ransomware atingir você, a única solução será formatar seu computador e começar do zero novamente.

Pesquisar neste blog