segunda-feira, 22 de julho de 2013

E se seu smartphone sumir?

Todo mundo tira alguns dias de férias nesta época do ano, menos os criminosos, para eles os negócios estão apenas começando. Turistas são as vítimas perfeitas, e quanto maior for a concentração, melhor será o ambiente para os criminosos. Os pequenos crimes nunca foram tão rentáveis quanto agora, na era dos smartphones e dispositivos móveis.




Além das precauções de viagem tradicionais, existem outras que devem ser tomadas para evitar o roubo de equipamentos durante as férias: mantenha seus bens escondidos quando estiver em público, tome cuidado com trombadinhas em áreas turísticas. E principalmente,a note o IMEI (International Mobile Station Euipament Identity, espécie de chasis de celulares) e tenha o número de seu provedor de telefonia a disposição, para o caso de que seu aparelho seja roubado (os números variam de acordo com o país e a região em que você estiver, certifique-se de ter o indicado).

Anote o IMEI (International Mobile Station Equipment Identity) e tenha o número de sua operadora a disposição.

Vamos considerar a pior das hipóteses, seu telefone ou tablet, desapareceram no meio da viagem. Aqui estão os passos a seguir para diminuir os danos do roubo e quem sabe, recuperar seu aparelho:

1 - Ligue para seu telefone: Se tiver sorte, você o perdeu e vai escutá-lo tocar em algum lugar por perto, ou algum desconhecido bonzinho irá atender e dizer onde você poderá encontrá-lo para recuperar seu aparelho.

2 - Localize seu aparelho: Se perceber que relamente foi roubado, tome as medias necessárias para apagar remotamente todas as informações pessoais. Se tiver  Kaspersky Mobile Security instalado , poderá localizar seu telefone, enviar uma mensagem para ele, tirar uma foto do criminoso e se for necessário, apagar as informações remotamente para evitar que as mesmas sejam roubadas.

3 - Bloqueie o cartão SIM: E é o próximo passo para você que tem certeza de que seu telefone foi roubado,  independentemente de se tratar de um contrato ou de um aparelho pré-pago. Use seu IMEI e o número da operadora para bloquear o cartão SIM. Isso impedirá que o ladrão aceda seus dados, e a perda se limitará ao valor do aparelho.


4 - Relate o incidente: Informe a polícia local imediatamente, caso seu smartphone tenha sido roubado, não apenas perdido. Forneça o número de série de seu telefone (IMEI), esta informação ajudará a garantir que o ladrão seja preso.

Pesquisar neste blog