quinta-feira, 2 de maio de 2013

Segurança em Navegadores Mobile

Aos poucos estamos direcionando nossa vida online para aparelhos mobile, sejam smartphones ou tablets e esta conveniência tem um preço.



O número de ataques a plataformas mobile tem crescido rapidamente, a maioria através de aplicativos contaminados ou daninhos, e outra parte através dos navegadores de internet. Todos os sistemas operativos mobile são vulneráveis, especialmente Android. As agressões ao sistema operativo de Google cresceram um 162% de 2011 a 2012.

Grande parte do problema está relacionada ao tamanho diminuto da tela, que dificulta que o usuário perceba que está sendo redirecionado ou em comportamento de risco (o estudo analisou navegadores em 10 celulares e 2 tablets, revelando que 90% dos mesmos era inseguro).

Esta insegurança vem à tona quando por alguma razão precisamos verificar a segurança de um site, por exemplo nos momentos de compras, 20% das aquisições online são realizadas através de aparelhos mobile, um número alarmante.Não é fácil visualizar o ícone de cadeado que sinaliza sites seguros em navegadores mobile, isso se os usuários procurarem por ele, coisa que maioria não faz, segundo estudo.

Então como você pode navegar com segurança na internet através de seu aparelho mobile?
1 - Use apps seguros. Aplicativos são comumente usados por malwares para atacar plataformas mobile e no instante em que baixa um aplicativo daninho ou contaminado sua informação pessoal é colocada em risco. Sempre faça o download da versão mais recente e segura dos aplicativos, inclusive daqueles usados para navegar na rede, e não deixe de conferir atentamente as autorizações que habilita.

2 - Encontre o cadeado. Sempre que visitar uma página com informação sigilosa, que requeira informação pessoal ou financeira, certifique-se de que o símbolo do cadeado está no topo da página, indicando que o site está realmente seguindo o protocolo SSL que codifica a informação, garantindo sua segurança. Se você não o encontra ou não o vê, provalmente seja melhor visitar o site desde seu laptop ou PC.

3 - Use segurança mobile. Atualmente os suítes de segurança não são somente para laptops ou desktops. Plataformas robustas como Kaspersky Mobile Security, para aparelhos Android, bloqueiam site perigosos e protegem contras vírus mobile.
Fonte: Kaspersky



Pesquisar neste blog