quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Malware se faz passar por antivírus para atacar brasileiros


Um novo malware disseminado no Brasil se faz passar por um programa de antivírus gratuito mas, na verdade, tenta apagar o programa de segurança legítimo instalado na máquina do usuário. O trojan foi descoberto pela empresa de segurança Kaspersky. As vítimas recebem o malware por e-mail, e são infectados ao clicar em um link malicioso.

O vírus se faz passar pelo programa de antivírus gratuito Avast. Segundo a Kaspersky, o programa foi escolhido porque é o mais popular no País. "Pela minha experiência na América Latina, fica claro que as pessoas ainda não estão dispostas a pagar pela proteção enquanto tiver uma opção gratuita, e isso facilita a ação dos criminosos", afirmou em nota Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de analistas e pesquisadores de malware para América Latina da Kaspersky Lab.

Ao clicar no link malicioso, o usuário recebe a mensagem "Seu Avast! Antivirus esta sendo Atualizado, Aguarde" (sic) como mostra na foto reprodução ao lado. O analista afirma ainda que, além deste malware, existem outros trojans bancarios vindos do Brasil com descrições falsas, se passando por partes de diferentes antivírus.

Fonte: Terra

Pesquisar neste blog