terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Faceboourk" rouba senha e número de cartão de crédito


 Golpe imita página de login do Facebook e depois pede que usuário "atualize" configurações de privacidade

 Um novo golpe na internet está roubando senhas de Facebook e números de cartão de crédito a partir de uma página falsa da maior rede social do mundo. E se o usuário não estiver realmente atento à barra de endereços, passa sem perceber pela diferença na URL, que é "Faceboourk". As informações do Mashable.
  O usuário cai na página a partir de uma URL encurtada, ou seja, em que não é possível ver o destino final do link. Em geral a "isca" é alguma meme ou vídeo viral postado no Facebook. Quando chega na suposta página da rede social, o usuário deve fazer login, e na sequência recebe o aviso de que precisa atualizar suas configurações de privacidade e dados pessoais.
  Então o usuário precisa preencher números de cartão de crédito, incluindo o código de segurança e a data de validade. Há inclusive um gráfico que simula um captcha para proteção dos dados. Depois de roubar os dados do usuário, o site falso Faceboourk envia o internauta de volta à página real do Facebook, onde a navegação continua como se nada tivesse acontecido.
  Quem observou o golpe foi o blog australiano Troy Hunt, que inclusive tentou rastrear para onde o faceboourk.com envia os dados que coleta. Mas o máximo que o site conseguiu foi descobrir que os dados vão para uma página de pornografia "estacionada"- a URL é registrada mas não é usada - e, de lá, para um lugar incógnito.
  Segundo o blog, a fraude era tão bem feita que não havia erros de grafia, com em geral há nesses esquemas, e pelo nível de sofisticação do golpe. Aparentemente a página não está mais no ar, mas ainda assim vale a recomendação de redobrar a atenção quando chegar ao Facebook a partir de outras URLs.

Fonte: Terra

Pesquisar neste blog