quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Confira as novidades do novo Office 2013!



A primeira mudança vê-se logo de cara: a antiga interface Ribbon deu lugar à nova Modern, antiga Metro UI, presente no Windows 8. Isso significa que os programas do Office agora têm o uso otimizado para telas sensíveis ao toque – mas, claro, continuam funcionando bem com a combinação mouse e teclado.

Outra novidade, presente em todos os programas da suíte, é a integração com a nuvem. Todos os software apresentam um botão Entrar no canto superior direito. Clicando nele, você pode fazer login com a conta da Live (a mesma usada para acessar o SkyDrive, o Xbox e o Outlook.com). Dessa forma, dá para salvar os documentos no próprio computador e também no disco virtual do SkyDrive – e, automaticamente, acessá-los em outros dispositivos, incluindo aí tablets e smartphones com Windows RT ou Windows Phone 8, usando o mesmo login. No caso do Android e do iOS, o usuário precisará acessar o webapp, já que uma versão do Office para os sistemas móveis não parece estar nos planos da Microsoft.

Essa mesma integração com a nuvem permitirá o acesso remoto aos documentos – abrindo uma versão online dos aplicativos do Office no navegador – e até o compartilhamento dos arquivos com outras pessoas, no melhor estilo Google Docs. E as novidades não param por aí. Veja a seguir um pouco do que os principais programas da nova suíte têm para mostrar.

Word

O Word, mais popular editor de textos, além dos novos recursos já apresentados, traz algumas novas ferramentas que o tornam ainda mais completo. Talvez a mais notável delas seja a edição de PDF no próprio programa – dispensando o uso de aplicativos como o Adobe Acrobat, ao menos nas situações menos exigentes.

O software também facilita a inclusão de fotos (e até vídeos) no documento. Em vez de procurá-las na internet, baixá-las e depois adicioná-las ao texto, você poderá fazer uma busca direto no programa. Ao clicar em Inserir Imagem Online (ou Inserir Vídeo Online), o programa apresenta, em uma janela, sistemas de buscas para que o usuário procure por uma imagem, selecione-a e logo a inclua no documento.

Excel

O editor de planilhas chega com uma série de recursos novos, simples e incrivelmente úteis, que, segundo a Microsoft, visam ”transformar o usuário básico em avançado”. Além de simplificar o acesso às fórmulas do Excel, a empresa ainda implementou um sistema de criação fácil de tabelas. A ferramenta, que surge quando várias células são selecionadas, exibe uma prévia de como será a tabela antes mesmo de você criá-la. Com essas duas mudanças, até o acesso à barra de ferramentas torna-se dispensável.

Outra funcionalidade bastante interessante é o Flash Fill. O recurso divide colunas em duas seguindo um padrão. Por exemplo, se uma coluna traz várias linhas preenchidas com nome e sobrenome, basta digitar o segundo item na coluna ao lado e pressionar o Flash Fill para que ela seja preenchida com sobrenomes.

PowerPoint

A principal novidade está no sistema de apresentação, que foi aprimorado. Agora, quando o computador estiver conectado a um projetor, por exemplo, será possível mostrar na tela uma imagem diferente daquela que aparece no monitor. Para efeito de comparação, dá para pensar no PC como a “base de comando”, onde dá para ver toda sequência de slides, anotar e dar zoom no atual e até mesmo pular do segundo para o vigésimo-quarto slide com um clique e sem que ninguém perceba.

Outras mudanças tem a ver com imagens. Além do sistema parecido com o do Word para inclusão de figuras no slide, o PowerPoint agora conta com alinhamento em grades, semelhante ao do InDesign. Há ainda um editor básico de imagens no programa, que permite fazer ajustes rápidos em brilho e contraste e mesmo aplicar alguns efeitos nelas. Versões antigas do programa já até apresentavam algo parecido, mas menos completo e presente em uma caixa de diálogo.

Outras mudanças

Além dos três programas principais, outros “membros” do pacote Office também vêm mudados. O Outlook, por exemplo, está agora mais “social”, mostrando as últimas atualizações de cada contato nas redes sociais com apenas um clique. O sistema de Reply também mudou, e agora não é mais necessário abrir uma nova janela para responder uma mensagem. O OneNote, por sua vez, está cada vez mais parecido com o popular Evernote em termos de funcionalidade. Dá para fazer anotações rápidas no PC e depois acessá-las e modificá-las no smartphone ou tablet, acrescentando fotos, marcações e mais.

Fonte: INFO Online





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