sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sua rede Wi-Fi é segura? Saiba como proteger a internet de sua casa e mantenha as ameaças bem longe!



Por que é necessário proteger minha rede sem fio?

  Atualmente, a maioria dos computadores tem conexão sem fio: é possível conectar a Internet sem um cabo de rede físico. A principal vantagem, claro, é poder usar o computador em qualquer lugar da casa ou do escritório (dentro do alcance do roteador sem fio). Entretanto, existem riscos potenciais envolvidos no uso de redes sem fio, a menos que ela seja uma rede segura:

* Um hacker pode interceptar todos os dados enviados e recebidos;
* Um hacker pode obter acesso a sua rede sem fio;
* Outra pessoa pode sequestrar seu acesso à Internet.
 
  Portanto, se a sua rede sem fio não estiver protegida, um hacker pode interceptar todos os dados que você enviar, acessar sua rede e, assim, seus arquivos compartilhados, além de usar sua conexão para acessar a Internet. Isso é especialmente importante se você tem um limite de download em seu pacote de Internet e sua largura de banda for engolida por um sequestrado.


Como posso proteger minha rede sem fio?

Há algumas medidas simples que você pode tomar para proteger sua rede sem fio e seu roteador a fim de minimizar esses riscos:

* Alterar a senha do administrador do roteador sem fio. É fácil para um hacker descobrir a senha padrão do fabricante e usá-la para acessar sua rede sem fio. E evite usar uma senha que possa ser facilmente adivinhada: siga as orientações fornecidas na seção sobre como escolher uma senha.
* Desative a transmissão SSID (Service Set Identifier) para evitar que seu dispositivo sem fio anuncie sua presença para o mundo.
* Ative a criptografia nas configurações da conexão: a criptografia WPA é a melhor, se o dispositivo for compatível (caso contrário, use a criptografia WEP).
* Mude o nome SSID padrão do dispositivo. Novamente, é fácil para um hacker descobrir o nome padrão do fabricante e usá-lo para localizar sua rede sem fio. Evite usar nomes que possam ser facilmente adivinhados; siga as orientações fornecer na seção 'Escolhendo uma senha'.


Para proteger sua rede sem fio:

> Altere a senha do administrador;
> Ative a criptografia WAP ou WEP;
> Desative o SSID e mude o nome padrão do roteador sem fio;
> Siga as recomendações acima sobre como proteger-se de código malicioso e ataques de hackers.

Fonte: Kaspersky

Pesquisar neste blog