sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quais são os sintomas de um computador infectado?




Nem sempre é fácil dizer se o computador foi comprometido. Mais que nunca, os criadores de vírus, worms, cavalos de Troia e spyware estão fazendo de tudo para ocultar seus códigos e dissimular as atividades de seus programas no computador infectado. Por isso, é essencial seguir as recomendações fornecidas neste guia: particularmente instalar um software de segurança de Internet, aplicar todas as correções de segurança do sistema operacional e dos aplicativos e fazer backup dos dados regularmente.

É muito difícil fornecer uma lista de sintomas característicos de um computador comprometido, pois os mesmos sintomas também podem ser causados por problemas de hardware e/ou software.

Seguem apenas alguns exemplos:

*Seu computador está se comportando de maneira estranha, ou seja, de uma forma que você nunca observou antes.
*Você vê mensagens ou imagens inesperadas
*Você ouve sons inesperados, reproduzidos aleatoriamente.
*Programas são iniciados inesperadamente.
*Seu firewall pessoal informa que um aplicativo tentou se conectar à internet (e não é um programa que você executou).
*Seu amigos dizem que receberam emails de seu endereço e você não mandou nada para eles.
*Seu computador ‘congela’ com frequência ou os programas começam a executar mais lentamente.
*Você recebe muitas mensagens de erro do sistema.
*O sistema operacional não é carregado quando você inicia o computador
*Você observa que arquivos ou pastas foram excluídos ou alterados.
*Você observa atividade de acesso ao disco rígido (indicado por uma das pequenas luzes que piscam) quando não há nenhum programa em execução.
Seu navegador da Web se conforma de maneira errática, por exemplo, não é possível fechar uma janela do navegador.

E o que pode ser feito a respeito disso?

Se você passar por qualquer das situações acima, não entre em pânico. Você pode ter um problema de hardware ou software, em vez de um vírus, worm ou cavalo de Troia. Veja o que você deve fazer:

> Desconecte seu computador da Internet.
> Se o sistema operacional não for carregado, inicie o computador no Modo de Segurança (ao ligar o computador, assim que ele iniciar, mantenha pressionada a tecla F8 e escolha 'Modo de Segurança' no menu que será exibido) ou inicie usando um CD de recuperação.
> Se o sistema operacional não for carregado, inicie o computador no Modo de Segurança (ao ligar o computador, assim que ele iniciar, mantenha pressionada a tecla F8 e escolha 'Modo de Segurança' no menu que será exibido) ou inicie usando um CD de recuperação.
> Se você tiver problemas ao remover programas maliciosos, verifique no site do seu fornecedor de segurança de Internet as informações sobre utilitários exclusivos que podem ser necessários para remover um determinado programa malicioso.
> Se o computador estiver conectado a uma rede local, desconecte-o.
> Verifique todo o computador.
> Se for encontrado um programa malicioso, siga as orientações fornecer pelo fornecedor de segurança de Internet. Programas de segurança apropriados oferecem a opção de desinfetar objetos infectados, objetos da Quarentena que podem estar infectados, além de excluir worms e cavalos de Troia. Eles também criam um arquivo de relatório listando os nomes dos arquivos infectados e dos programas maliciosos encontrados no computador.
> Se o software de segurança de Internet não encontrar nada, provavelmente sua máquina não está infectada. Verifique o hardware e o software instalados no computador (remova todos os softwares não licenciados e arquivos inúteis) e certifique-se de ter as correções mais recentes do sistema operacional e dos aplicativos instaladas.
> Se necessário, entre em contato com o departamento de suporte técnico de seu fornecedor de segurança de Internet para obter outras orientações. Você também pode solicitar a eles que recebam um arquivo de amostra para análise por um pesquisador de vírus.

Fonte: Kaspersky Lab

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