terça-feira, 27 de novembro de 2012

Como escolher uma boa senha e como mante-la segura?

Escolher uma boa senha é essencial para sua segurança online. Basta seguir algumas regras importantes que, surpreendentemente, muitas pessoas ignoram. Três das senhas mais comuns da Internet? 'senha', 'macaco' e '123456'.


Por que a senhas são importantes?

Nos dias de hoje, nós usamos a Internet para diversas atividades, incluindo o uso de bancos, compras e pesquisas online. Cada vez mais, também usamos a Internet para atividades sociais. Nos últimos anos, houve um crescimento massivo no número de sites de redes sociais, como Facebook, MySpace, etc. Nós compartilhamos todos os tipos de informações pessoais, como músicas, fotos e vídeos.

Infelizmente, quanto mais informações pessoais disponibilizamos, mais expostos ficamos ao roubo de identidades online. O roubo de identidades ocorre quando um criminoso rouba dados pessoais confidenciais que permitem obter bens e serviços de forma fraudulenta em seu nome. Um criminoso virtual pode, por exemplo, abrir uma conta bancária, obter um cartão de crédito ou solicitar uma carteira de motorista ou um passaporte. Ou pode simplesmente roubar dinheiro diretamente de sua conta bancária.

Como a função das senhas é proteger esses dados valiosos, é óbvio que elas são muito importantes. Você deve proteger todas as suas contas online com senhas, mas deve ter cuidado ao escolhê-las.

As senhas ajudam a protegê-lo contra o roubo de identidades. Elas tornam mais difícil para os criminosos virtuais conseguirem seu perfil, acessar sua conta bancária (ou outras contas online) e roubar seu dinheiro.


A escolha de uma senha adequada é um passo importante para reduzir o risco de se tornar vítima do crime virtual. As orientações a seguir ajudam ao escolher senhas para suas contas online.

Como escolher senhas seguras

*Especifique senhas fáceis de memorizar, de modo que não seja necessário escrevê-las ou armazená-las em um arquivo no computador (lembre-se, o arquivo pode ser roubado por criminosos virtuais).
*Não use palavras reais que um hacker ou criminoso virtual possa encontrar em um dicionário.
*Misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres não alfanuméricos, como sinais de pontuação (embora nem sempre eles sejam permitidos).
*Não recicle senhas; por exemplo, não use 'senha1', 'senha2', 'senha3', etc. para contas diferentes.
Se possível, use uma frase, em vez de uma única palavra. .
*Não use a mesma senha para várias contas. Se um criminoso virtual descobrir a senha de uma conta, poderá usá-la para acessar as outras.

Como manter suas senhas seguras

*Não use senhas óbvias que possam ser adivinhadas facilmente, como o nome de seu cônjuge, seus filhos, seu animal de estimação, a placa do carro ou o CEP, etc.
*Não informe sua senha a ninguém. Se uma organização entrar em contato com você pedindo sua senha, mesmo por telefone, não forneça nenhuma informação pessoal. Lembre-se, você não sabe quem está do outro lado da linha.
*Se uma loja virtual ou em qualquer site enviar uma confirmação por email que contém uma nova senha, efetue login novamente e altere a senha imediatamente.
*Verifique se o seu software de segurança de Internet bloqueia as tentativas de criminosos virtuais de interceptar ou roubar senhas.


Ao escolher as senhas:

*Especifique senhas fáceis de memorizar;
*Mantenha-as em segredo;
*Não seja enganado para revelá-las a organizações aparentemente legítimas;
*Misture letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres não alfanuméricos;*
*Não use a mesma senha para várias contas;
*Não recicle senhas ('senha1', 'senha2', etc.).

Fonte: Kaspersky




Pesquisar neste blog